Plástica de face natural e eficiente

Dentre as técnicas modernas de rejuvenescimento d...

 

34ª Jornada Paulista de Cirurgia Plást…

      A 34ª Jornada Paulista de Ci...

 

Produto Sutura Silhouette rejuvenesce a …

SUTURA SILHOUETTE® é uma inovação tecnológica...

segunda-feira, 15 fevereiro, 2016

TRATAMENTO DA GORDURA LOCALIZADA COM A CRIOLIPÓLISE COOLSCULPTING

procedimentos verao 2

Estamos curtindo o verão aqui em Florianópolis com muito sol e dias quentes. Nessas horas nada melhor do que um bom mergulho no mar ou na piscina! Mas, e se na hora de colocar o biquíni ou a sunga, você perceber que aquela gordura localizada insiste em continuar ali? Você esta fazendo atividade física e dieta, mas aquela barriguinha não sai…

Que tal congelar essa gordura localizada?

Esse é o princípio da criolipólise, ou seja, a destruição da célula que armazena a gordura através do seu congelamento. O Coolsculpting é o equipamento que realiza a criolipólise, tendo já realizado mais de 2 milhões de tratamentos no mundo todo. O Coolsculpting possui um rigoroso controle da temperatura, evitando as queimaduras da pele, e congelando somente as células de gordura.

O procedimento é realizado no consultório, sem cirurgia, sem downtime.

O aparelho Coolsculpting possui um aplicador que puxa a gordura para dentro dele, e os painéis de resfriamento atuam somente sobre a gordura que está dentro do aplicador. O procedimento dura em torno de 1 hora, e após o procedimento você pode voltar para as suas atividades normais.

Com apenas uma sessão é possível perder de 20 a 25 % da gordura tratada.

Durante a sessão você vai sentir um leve desconforto na hora que o aplicador puxa a gordura para dentro dele. Logo que se inicia o resfriamento, a sensação é da pele estar anestesiada. O aparelho atua congelando as células da gordura, que posteriormente levará a um processo de autodestruição dessas células. A gordura eliminada será metabolizada pelo fígado. Esse processo demora em torno de 8 semanas, e portanto não sobrecarrega o fígado ou qualquer outro órgão.

Logo após a sessão você pode voltar para sua rotina diária normalmente. É importante que se mantenham as atividades físicas e a alimentação balanceada. Poucos pacientes podem sentir dor no local da aplicação, sendo indicado o uso de analgésicos comuns, outros podem ter uma sensação de coceira no local, sendo que ambos duram poucos dias.

Portanto, se você anda incomodado com suas gorduras localizadas, ainda dá tempo! Agende uma avaliação com nossa equipe!

Por Dra. Juliana Kida Ikino

sexta-feira, 15 janeiro, 2016

Botox e Preenchimento para o seu verão.

Toxina Botulínica e Preenchimentos Faciais podem ser realziados no verão?

A resposta é SIM!!!

botox-x-preenchimento

O  rosto é o nosso cartão de visita e deve estar muito bem cuidado durante o ano todo. Independente da estação, a proteção solar e os tratamentos gerais não devem ser abandonados.  Mantendo estes cuidados básicos sempre teremos uma face rejunescida e uma pele livre de machas e com aspecto renovado.

Algumas das opções de rejunesimenot facial  que podem ser mantidos durate o verão, a época mais quente e divertida do ano, são:

Os  Preenchimento Faciais

preenchimento-facial

Hoje em destaque, temos o ácido hialurônico e ácido poli-lático. Estas substâncias amenizam as linhas finas e médias da face, como por exemplo, a depressão na região das olheiras, o sulco nasogeniano também chamado de  “bigode chinês”, e a linha da marionete.  Tambem podemos utilizar estas substâcias como volumizadores, aplicando  para dar contorno e volume aos lábios e também nas “maças do rosto” devolvendo o volume facial.

O segundo procedimento também muito realziado no periodo do verão é

A Toxina Botulínica

Riscos-do-Uso-do-Botox-4

conhecido comercialmente como Botox , usado para tratar as linahs dinâmicas na face, as conhecidas linhas de expressão,  damos destaque para as áreas mais aplicadas: região da fronte, região lateral  dos olhos  conhecido como “pés de galinha”, e  também na regiao da brabeza ( rugas criadas quando aproximamos as sobrancehas). O objetivo aqui é paralizar provisorimaente estas musculatruras dando um aspecto de descanso e rejuvenescimento.

Sempre muito imporante lembrar que, tanto os preenchimentos como a toxina botulinica, devem ser tratamentos individualizados, ou seja, cada caso, cada paciente deve ser tratada de maneira ímpar, para que tenhamos resultados naturais e não exagerados. Cada vez mais procuramos resultados belos e não artificiais.

Os dois procedimentos são de rápida execução  e realizados em consultório médico. Os preenchedores tem efeito imediato, já a toxina botulinica age dentro de sete dias. Seguindo as orientações de proteção solar  e gerais, logo após a aplicação a paciente ja pode voltar as suas atividades diárias e profissionais sem restrições.

Com estas orientações, somente somamos a seguinte regra:

Aproveitar o verão e manter-se sempre bonita .

Por Dr. Anderson Saciloto

terça-feira, 08 dezembro, 2015

Procedimentos estéticos eficazes que não atrapalham seu verão.

procedimentos verao 2

Apesar do sol e do calor, procedimentos estéticos podem ser feitos nesta época sem atrapalhar o seu verão.

Toxina Botulínica (botox) e preenchimentos para correção quase imediata de rugas e sulcos são ótimas opções. O Coolscupting e o Freeze têm sido os destaques das novas tecnologias nos tratamentos de queima de gordura e redução da flacidez. Sem cortes ou incisões, por não se tratarem de procedimentos cirúrgicos, permitem que o paciente possa pegar sol sem que haja alterações nos resultados. Além de muito procurados por todos, os procedimentos citados aqui são de extrema eficácia, fazendo de você ainda mais bonita e segura neste verão.

Conheça sobre cada um deles:

Toxina Botulínica (botox) - Sorrir, franzir a testa, apertar os olhos e até a mastigação, basicamente, qualquer movimento facial pode, eventualmente, levar aos sinais mais comuns de envelhecimento: rugas. As rugas fazem você parecer cansado ou até irritado quando não está. Uma das soluções mais rápidas e mais seguras para remover as rugas é a injeção de toxina botulínica.

Quando aplicada em pequenas doses, ela bloqueia a liberação de acetilcolina (neurotransmissor responsável por levar as mensagens elétricas do cérebro aos músculos) e, como resultado, o músculo não recebe a mensagem para contrair.

Desta forma, a toxina botulínica interfere seletivamente na capacidade de contração da musculatura e, por isso, as linhas de expressão são suavizadas. Em muitos casos, uma semana após a aplicação elas ficam praticamente invisíveis e os efeitos duram de quatro a seis meses. Após este período, ela pode ser aplicada novamente.

É a forma mais popular de redução de rugas faciais.

toxina botulinica

Preenchimentos Cutâneos – preenchimentos dérmicos injetáveis são usados para aumentar lábios finos, melhorar contornos superficiais, suavizar rugas faciais, eliminar rugas e melhorar a aparência das cicatrizes.

Se você deseja restabelecer a plenitude da juventude em seu rosto, aumentar os lábios, melhorar contornos superficiais ou suavizar os vincos e rugas faciais, os preenchimentos dérmicos podem ser a resposta. Os preenchimentos dérmicos são chamados de “facelifts líquidos”, pois oferecem muitos dos benefícios de um lifting cirúrgico, sem o período de inatividade. Embora possam ajudar com a flacidez da pele em excesso, estes preenchimentos faciais adicionam volume e apresentam resultados imediatos, a um custo menor que a cirurgia. Estes tratamentos não são permanentes, no entanto, podem ser repetidos.

Alguns preenchimentos dérmicos são usados juntamente com demais tratamentos de rejuvenescimento tal como injeção de toxina botulínica. Dr. Casagrande irá avaliar suas necessidades e recomendar o tratamento adequado às suas necessidades e expectativas.

preenchimentos faciais

Coolscupting - O CoolSculpting® é um tratamento inovador de redução de gordura localizada, com base na Cryolipolysis, no qual as células de gordura são eliminadas com o frio. O método é eficaz e seguro por não ser invasivo, sem cortes, anestesias ou outras substâncias injetáveis.

Quando o copo aplicador congela a área escolhida, as membranas das células de gordura do local são danificadas, levando-as naturalmente à autodestruição ou apoptose, num período de seis a oito semanas. Gradualmente, as células de defesa são atraídas pela apoptose e acabam eliminando a gordura degradada entre seis e oito semanas seguintes.

Essa gordura degrada e é metabolizada no fígado, semelhante a gordura da alimentação, sem comprometer o seu funcionamento. A gordura é eliminada de forma natural, lentamente. O tratamento não provoca necrose ou quaisquer outros danos aos outros órgãos.

O tratamento já está disponível no Brasil. Com essa técnica de última geração, o paciente pode eliminar de 20 a 25% da gordura na região trabalhada, com uma única aplicação. O CoolSculpting® é ideal para aqueles que querem se livrar dos indesejáveis excessos e pode ser aplicado em diferentes partes do corpo, principalmente nas áreas da barriga, costas e pneuzinhos. Além disso, o paciente retoma suas atividades no mesmo dia.

coolscupting blog

Freeze - O Venus Freeze™ chega ao mercado para revolucionar o tratamento de flacidez. Baseado na tecnologia (MP2), inova combinando pulsos magnéticos com radiofrequência multipolar, o que possibilita resultados superiores e duradouros. (MP2) é uma tecnologia exclusiva que pode reverter os efeitos do envelhecimento da pele e aumentar a produção de colágeno, obtendo-se assim uma pele mais firme e jovem.

A tecnologia é indicada no tratamento da flacidez facial e corporal, celulite e na remodelação corporal.

O procedimento é realizado no consultório, sendo necessárias em média 8 sessões, uma vez por semana, com duração de 20 a 30 minutos por área tratada.

É indolor e o equipamento é aplicado através de movimentos circulares com um aumento da temperatura local, o que gera uma sensação agradável na região que está recebendo o tratamento.

Freeze-2 blog

sexta-feira, 18 setembro, 2015

Consumir peixes todo dia faz bem para a saúde… Será?

Foto 1 httppequenocadernodedicas.blogspot.com

Sempre se ouviu falar que consumir peixes faz parte de uma alimentação saudável e equilibrada. De fato, seria muito bom tê-los presentes frequentemente em nossas refeições, desde que eles não estivessem tão contaminados por substâncias tóxicas e nocivas para a nossa saúde. Apesar de ser uma triste realidade, nem tudo está perdido! Basta ficar atento às suas escolhas!

 Muitos são os estudos avaliando o nível de metais tóxicos como mercúrio, chumbo, arsênio, entre outros metais pesados nos peixes, e, infelizmente, os dados são alarmantes! Praticamente todos os peixes a que temos acesso estão contaminados. Alguns apresentam níveis mais elevados e outros menos, mas a realidade é que estamos expostos a estas toxinas!

 A principal causa da contaminação dos peixes é a poluição dos solos, nascentes de água, rios, lagoas, mares e oceanos pelos resíduos industriais tóxicos, fertilizantes e agrotóxicos utilizados em plantações, metais utilizados nos garimpos, além do próprio esgoto das cidades. Portanto, não importa se o peixe é de água doce ou salgada. O perigo está presente em ambos os casos e a contaminação é maior nos peixes captados em águas próximas desses focos de contaminação.

Foto 2 httpmenospeso.pt

Embora a Organização Mundial de Saúde (OMS) e alguns especialistas afirmem não haver necessidade de pânico e determinem valores de ingestão toleráveis, que supostamente, não gerariam prejuízos à saúde, as evidências científicas também demonstram que, mesmo em pequenas concentrações, e acima de tudo a exposição continua a estes metais tóxicos, podem sim trazer danos irreparáveis ao nosso organismo, sobretudo em gestantes e crianças. Ainda que algumas análises avaliando o teor desses metais em diferentes espécies de peixes tenham demonstrado que estão dentro dos níveis de segurança, é preciso lembrar que a exposição crônica gera um efeito cumulativo no nosso organismo.

 O arsênio é a substância que oferece maior efeito tóxico para a nossa saúde e está associado principalmente com maior risco de câncer, insuficiência pulmonar e lesões na musculatura cardíaca (miocárdio). Na sequência de toxicidade o chumbo é o segundo metal pesado que mais gera prejuízos ao nosso organismo, atacando principalmente os ossos e associado à maior risco de osteopenia e osteoporose. Muitos estudos também correlacionam a intoxicação por chumbo com aumento de risco de hiperatividade, déficit de atenção e baixo rendimento escolar em crianças.

 No caso do mercúrio, os danos causados pela sua contaminação são principalmente no sistema nervoso, podendo ser o gatilho para depressão, perda de memória recente, déficit de concentração, fadiga e tremor espontâneo. Além da neurotoxicidade, esse metal também pode causar alterações renais, toxicidade gastrointestinal e aumento da susceptibilidade às doenças articulares.

 As pesquisas demonstram que os peixes com maior contaminação, sobretudo por mercúrio, são tubarão, peixe espada, cavala, atum, arenque e cação. Segundo o FDA (Food and Drug Administration), mulheres que pretendem engravidar, gestantes, lactentes e crianças devem evitar o consumo frequente desses peixes.

 Diante de tantas informações, você deve estar se perguntando como poderá consumir peixes sem se expor tanto aos metais tóxicos presentes nesses alimentos, correto? Seguem algumas dicas:

 1. Evite consumir os peixes mais contaminados (tubarão, peixe espada, cavala, atum, arenque e cação)

 2. Prefira peixes não carnívoros (que não se alimentam de outros peixes) e opte por aqueles que possuem um ciclo de vida média curto, pois muito provavelmente estarão menos expostos à contaminação (salmão selvagem, sardinha, merluza, carpa, dourado, lambari, manjuba, tilápia, truta).

Foto 3 Sardinha httpwww.pensamentoverde.com.br

3. Procure saber a procedência dos peixes que você consome para evitar os de regiões poluídas.

 4. Quando for comer peixes, consuma alimentos e bebidas que auxiliam no processo de destoxificação. Essa é uma boa estratégia para auxiliar o seu organismo a excretar as substancia tóxicas.

- Use ervas e temperos destoxificantes nos peixes: alecrim, açafrão, gengibre, hortelã, alho, cebola.

Foto 4 httpcozinhadatiacris.blogspot.com.br

- Prepare uma salada com folhas verdes escuras e brássicas (agrião, brócolis, couve-de-bruxelas, couve-flor, brotos, rabanete, nabo, repolho) para acompanhar o peixe.

werf-00027813-001.jpg

- Consuma frutas roxas e vermelhas de sobremesa: uva, cereja, morango, amora, framboesa, mirtilo, cranberry, goji berry, açaí, acerola).

Foto 6 frutas-vermelhas

- Aposte em sucos verdes para acompanhar a refeição.

Foto 7 charmosax.blogspot.com.br II

- Beba chás destoxificantes após a refeição: cavalinha, dente de leão, camomila, menta, chá verde.

foto 8

Contudo, é importante esclarecer que não é necessário, e nem indicado, deixar de consumir peixes. Eles são ricos em nutrientes essenciais para o funcionamento do organismo como vitamina A, E, D, ácido pantotênico, niacina, sódio, potássio, ferro, magnésio, manganês e cálcio. Além disso, ainda são excelentes fontes de proteínas e ricos em ácidos graxos ômega 3. Precisamos aprender a conviver com essa situação nos protegendo ao máximo da intoxicação pelos metais pesados e garantir um organismo equilibrado nutricionalmente e com capacidade de destoxificação desses xenobióticos a que estamos expostos diariamente.

 Com todas essas informações e dicas, certamente ficará mais fácil de consumir peixes de forma consciente!

Um forte abraço e até a próxima matéria!

Dr. Takeo Kimoto

Nutricionista – CRN 10-2455

Graduado em Nutrição pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

Pós-graduado em Nutrição Clínica Funcional pela Universidade Cruzeiro do Sul  /  Centro Valéria Paschoal – Divisão de Ensino e Pesquisa

Pós-graduado em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho – UGF

quinta-feira, 13 agosto, 2015

casagrande-01 (1)

sexta-feira, 09 janeiro, 2015

Prevenindo o envelhecimento da pele: o inimigo sol

Envelhecimento-Precoce

O sol agride a pele mais do que é possível visualizar. Sorrateiramente ele vai deixando as células com pequenos defeitos e assim agredindo  várias estruturas como: DNA(proteína do núcleo celular), melanócitos (células que da cor a pele), vasos , fibras colágenas e elásticas (responsáveis pela firmeza da pele). Essa agressão é neutralizada, em parte, pelas defesas naturais da pessoa, mas vai se acumulando até que com idades mais avançadas (por volta dos 40 anos) começam a aparecer as conseqüências dessa agressão: aspereza,manchas,rugas e os vários tipos de câncer de pele. É importante diminuir a exposição ao sol limitando o tempo de exposição ao e utilizando fotoprotetor com aplicações generosas a cada 2 ou 3 horas e após 3 h de exposição é conveniente se resguardar sob um guarda-sol e vestir uma camiseta ou qualquer outra proteção, enfim, não expor a pele em demasia ao sol. A fotoproteção mais efetiva deve ser iniciada na infância e ser continuada ao longo da vida.

O fotoenvelhecimento é a sobreposição de dano crônico induzido pelos raios UV e envelhecimento intrínseco, sendo responsável pela maioria das alterações associadas à idade quanto ao aspecto da pele. Esse processo é desencadeado por sinalização iniciada por receptor, dano mitocondrial, oxidação de proteínas e respostas a dano ao DNA com base em telômeros (nome dado a ponta do cromossoma que determina o envelhecimento).

 Sol na medida certa:

- Evitar o excesso de sol

-Preferir o horário até 10 horas e após 15:30 horas

-Usar filtro solar com fator de proteção igual ou superior a 30

-Passar filtro em todo corpo incluindo pés e orelhas.

-Repetir o uso do filtro após os primeiros 30 min. de exposição e a cada 2a3 h.

-Não usar bronzeadores sem filtro solar.

-Ingerir bastante líquido

 Oxidação como intensificador do envelhecimento

A pele está exposta a numerosas agressões do meio ambiente que podem levar ao envelhecimento precoce. Entretanto, esse sistema de defesa pode estar comprometido pela exposição moderada à luz do sol. Portanto fortificar o sistema de defesa antioxidante da pele é uma estratégia importante para reduzir o dano cutâneo induzidos pelo meio ambiente.

Estudos recentes apresentados no ultimo congresso mundial de dermatologia, mostram que antioxidantes orais têm o potencial de minimizar uma resposta inata anti-câncer iniciada pelo telômero, além de promover o reparo do DNA e reduzir mutações pós-exposição à luz solar. Este estudo também classificou os antioxidantes quanto à evidência clinica na prevenção do fotodano, sendo em ordem decrescente:

1) Vitamina E

2) Vitamina C

3) Polipodium leucotomos

4) Polifenóis do Green Tea, Resveratrol (vinho) e outros flavonóides

5) Carotenóides e vitamina A.

Estes nutrientes ou protetores orais ajudam a diminuir a lesão causada pelo sol e a ingestão mais elevada de Vit C e ac. Linoléico, e mais baixa ingestão de gordura e carboidratos, esta associada à melhor aparência da pele durante o processo de envelhecimento.  Entretanto, a quantidade de proteção que eles oferecem não é suficiente para uso isolado.

Por Maria Cristina Mesquita

sexta-feira, 28 novembro, 2014

Dr. Casagrande no Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica

DR CONGRESSO 3

O 51 Congresso de Cirurgia Plástica aconteceu entre os dias 12 e 16 de novembro na Costa do Sauípe, Bahia. Reuniu os melhores cirurgiões plásticos do país, com o objetivo de intercâmbio de informações e inovações da área.

Dr. Casagrande, como sempre, foi um sucesso com seus ensinamentos sobre procedimentos de rejuvenescimento e estética facial. O Evento é sempre muito importante, pois o encontro possibilita que os mais experientes profissionais do país possam levar suas experiências e seus ensinamentos, fazendo com que a Cirurgia Plástica no Brasil, que já é o país número 1 em procedimentos estéticos no mundo, seja aprimorada a cada ano, na busca pela excelência. Parabéns a todos os participantes!

DR CONGRESSO 1

 

terça-feira, 25 novembro, 2014

Dr. Casagrande no I Simpósio Faces no Rio

 
dr palestra

Dr. Carlos Casagrande foi um dos palestrantes convidados do I Simpósio de Faces no Rio, que reuniu os melhores cirurgiões plásticos do país, e foi um sucesso.

O Brasil ultrapassou os Estados Unidos e, é hoje o número 1 em procedimentos estéticos no mundo. Isso inclui as cirurgias de rejuvenescimento e estética facial, tema abordado no evento que ocorreu no mês de Outubro na cidade do Rio de Janeiro no Hotel Copacabana Palace.

A  meta foi apresentar um simpósio inovador, com a proposta objetiva de consolidar os conhecimentos técnicos que os cirurgiões plásticos já têm, mas buscando enriquecê-los com pequenos detalhes que possam ser usados rotineiramente. O objetivo foi proporcionar, através de palestras e da sessão “vídeos pouco editados”, abrangentes discussões que serão mediadas  por moderadores profissionais de grande experiência em nossa especialidade e habilidade cirúrgica.

simposio

 

quinta-feira, 21 agosto, 2014

Lipoaspiração é a número 1 entre os homens

Fonte: Folha / Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Cirurgia plástica mais realizada pelas mulheres brasileiras, a lipoaspiração tornou-se também a líder entre os homens adultos no país, um público que tradicionalmente foge dos médicos.

Segundo os cirurgiões, a principal motivação masculina é o desejo de parecer mais jovem e seguir competitivo no mercado de trabalho.

Em 2013, um total de 184.933 operações estéticas foram feitas no país em homens –12% do total. Só a lipoaspiração, levou 27.529 deles ao bisturi para reduzir gordura localizada –especialmente na papada, nos flancos, onde se instalam os pneuzinhos, e no abdome.

Os dados inéditos foram extraídos do relatório da Isaps (Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética), divulgado em julho.

Um outro estudo da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica) e do Ibope constatou que, em 2012, a lipo ocupava o terceiro lugar no ranking (15 mil cirurgias).

Em números absolutos, a correção de ginecomastia (crescimento anormal das mamas) ainda é a operação estética masculina mais feita. Em 2013, foram 34.754 procedimentos no país.

Porém, 80% deles são realizados na adolescência, o que coloca a lipoaspiração na liderança entre os marmanjos entre 25 e 50 anos, segundo o cirurgião Carlos Uebel, presidente da Isaps.

Reprodução/Alex Argozino/Editoria de Arte/Folhapress

Reprodução/Alex Argozino/Editoria de Arte/Folhapress

“É o cara que já fez ginástica, regime, mas acaba ficando com aquela gordurinha no abdome, nos flancos e no pescoço”, diz Uebel, ele próprio um “lipoaspirado”. “Foi a melhor coisa que fiz na vida. Hoje eu posso usar uma camisa acinturada, elegante.”

Para ele, os homens têm recorrido mais à lipo por pressão do mercado de trabalho. “O mundo corporativo está mais competitivo, exige boas condições físicas e estéticas.”

João de Moraes Prado-Neto, presidente da SBCP, concorda. “Eles querem se apresentar mais elegantes aos clientes, especialmente entre os 40 e os 50 anos.”

Entre os procedimentos não cirúrgicos, a toxina botulínica (botox) lidera, com 49.968 aplicações em 2013.

O cirurgião plástico Fábio Nahas, professor da USP, diz que a maior parte dos seus pacientes são executivos e profissionais liberais que querem parecer mais jovens do que na realidade são.

“Eles começam a ficar fora de forma e isso incomoda. Aos 50 anos, ou o cara aconteceu ou é despedido. A pessoa tem que vender hoje uma imagem de vitalidade.”

Segundo ele, muitos homens que fazem lipo também têm optado pela lipoestrutura, a cirurgia repõe volume de gordura perdida na face no processo de envelhecimento, usando a gordura da própria pessoa, retirada do abdome.

Em 20 anos, Nahas viu a população masculina do consultório saltar de 10% para 35% da clientela. “O tabu que o homem tinha está caindo com o passar do tempo.”

DIFERENÇAS

Segundo os médicos, o resultado final da lipo em homens costuma ser melhor do que das mulheres. Isso porque eles mantêm a elasticidade da pele por mais tempo, e a área de gordura abaixo da pele tende a ser mais firme e mais vascularizada.

Mas eles costumam ser mais “chatos e exigentes”, conforme Prado Neto. “Reclamam de qualquer detalhe, até o mais insignificante.”

Autor: Cláudia Colucci 

quarta-feira, 30 julho, 2014

Brasil líder em plástica no mundo

abdominoplastia

Pela primeira vez, o Brasil supera os EUA como o país com o maior número de cirurgias plásticas para fins estéticos no mundo. Em 2013, mais de 23 milhões de intervenções em todo o planeta foram realizadas, segundo um novo estudo publicado na terça-feira (29/07) pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética, que reúne 2,7 mil membros em 95 países.

No momento em que a entidade se prepara para seu 22º Congresso, justamente no Rio de Janeiro em setembro, o novo informe revela que o Brasil é o novo centro das atividades estéticas no mundo.

No total, foram 1,49 milhão de cirurgias no ano passado no país, quase 13% do total mundial. Nos EUA, o total chegou a 1,45 milhão, contra 486 mil no México, que ocupa um distante terceiro lugar. Em número de procedimentos estéticos não cirúrgicos, como aplicação de botox por exemplo, os EUA ainda são os campeões, com o Brasil ocupando a segunda posição.

O aumento de seios é a cirurgia mais popular no mundo, com 1,7 milhão de casos em 2013 e representando 15% de todas as intervenções. Nos EUA, foram 313 mil cirurgias desse tipo, contra 226 mil no Brasil.

No que se refere à cirurgia de nariz, porém, o Brasil é o primeiro colocado, com 77,2 mil casos em 2013. O México vem em segundo lugar, seguido pelos EUA, México e Irã.

O Brasil também lidera nas cirurgias de abdômen. Foram 129 mil intervenções, 15% de tudo o que é realizado no mundo. Em segundo lugar vem os EUA, com 119 mil casos.

O Brasil ainda ocupa o segundo no número de cirurgias de liposucção, reduzindo a acumulação de gordura. Foram 227 mil intervenções, contra 235 mil nos EUA.

Contando os procedimentos não-cirúrgicos, como o Botox, os americanos ainda lideram o ranking mundial de ações estéticas, com 3,9 milhões de intervenções, contra 2,1 milhões no Brasil.

O país é também o segundo lugar do mundo com o maior número de cirurgiões plásticos, superado apenas pelos EUA.

As mulheres são as que mais recorrer às operações estéticas, com 9,9 milhões de casos em 2013, 85% do total. Mas mais de 1,6 milhão de homens também passaram por cirurgias no ano passado.

Para o cirurgião brasileiro e presidente da ISAPS, Carlos Uebel, o aumento das cirurgias no Brasil se deve, principalmente, ao aumento da renda da classe C, fazendo com que as pessoas desta classe tenham acesso aos processos estéticos. “Antes só a classe A e uma parcela da B podiam pagar.”

Depois do levantamento, ressaltamos como é importante a procura por um especialista membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Hoje são necessárias mais de 15,5 mil horas de curso específico para começar a atuar como cirurgião plástico. Infelizmente, existem médicos que só cumpriram, entre 400 e 500 horas e que não são reconhecidos nem pelo Conselho Federal de Medicina e nem pelo Ministério da educação, mas que estão operando. Por isso é essencial que o paciente escolha bem o seu cirurgião.

O levantamento durou 4 meses e foi realizado pela Industry Insights, empresa de desenvolvimento de pesquisa em Ohio nos EUA.

Para nós brasileiros da área é uma satisfação sabermos que somos o gigante da especialidade. Isso prova que além do aumento do poder aquisitivo das classes, os cirurgiões brasileiros são qualificados e reconhecidos nacional e internacionalmente, uma vez que além da crescente satisfação dos pacientes, que passam a indicar novos, muitos estrangeiros escolhem o Brasil para a realização do procedimento estético tão sonhado, disse Dr. Carlos Casagrande, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e da International Society of Aesthetic Plastic Surgery, cirurgião referência em rejuvenescimento de face no Brasil.

Abaixo está o panorama anterior de cirurgia plástica no mundo. O EUA era o primeiro, seguido por nós e com a China ocupando a terceira posição. Hoje com o levantamento feito, somos o número 1 no ranking, seguido pelos norte americanos e com o México no terceiro lugar.

cirurgia-plastica